sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Gravidade

Sandra Bullock como a Dra. Ryan Stone

Depois de dias escutando diversos comentários sobre Gravidade de Alfonso Cuarón, minha curiosidade foi mais forte. E tenho que dizer... que filme fantástico.
O filme mostra o astronauta Matt Kowalski (George Clooney) e a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock) tentando consertar o telescópio Hubble. Durante o processo um satélite russo é destruído e os destroços acabam atingindo a equipe deixando os mesmos vagando no espaço, sem qualquer comunicação.
Este é com certeza um dos filmes mais lindos que eu já vi. Visualmente a forma como as câmeras são posicionadas nos personagens, captando cada expressão, mostrando a fragilidade e insignificância dos mesmos naquela imensidão, é surreal. Detalhe que me fez lembrar do livro Pale Blue Dot de
Carl Sagan, e me fez pensar em como nós somos pequenos em um universo infinito.
Outro detalhe que merece os parabéns, é com toda certeza a trilha sonora do filme. Porque por não existir som, toda aquela paz, te prende a atenção, você se coloca na posição dos personagens, e entra na história com eles. E a trilha que os acompanha em alguns momentos te leva da paz a uma situação de perigo extremo em segundos é de tirar o fôlego.

George Clooney como o astronauta Matt Kowalski

Quanto a escolha de personagens, eu não consigo imaginar atores melhores do que Sandra Bullock e George Clooney para os papéis. George Clooney é aquele astronauta calmo que sabe lidar com as situações mais difíceis, sem entrar em pânico. Já a Sandra Bullock é a doutora que não deveria estar ali, que não tem experiência sulficiente para estar no espaço, que entra em pânico facilmente. Você tem dois extremos de personagens na história, e a química dos mesmos na tela é perfeita.
A verdade é que Gravidade não é um filme de astronautas passando por situações difíceis no espaço. É um filme sobre escolhas. Sobre nascer de novo, aprender a se desprender das coisas que mais nos afetam e continuar lutando. Mostrando o nascimento de um ser humano e sua evolução. Cada detalhe dessa fragilidade é explorada ao extremo, e é lindo.
Alfonso Cuarón realmente me impressionou, apresentando um dos filmes mais lindos que eu já vi no cinema. A história, os personagens, o gráfico, a trilha, toda a atmosfera do filme se conecta perfeitamente. Senhoras e senhores... Gravidade.
Recomendo para aqueles que tem uma mente aberta.

 Imagem filme Gravidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário