terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Batman (1989)

O que dizer sobre esse que deve ser meu super-herói preferido?
 
Batman foi com certeza o primeiro super-herói com que tive contato. Principalmente pelo fato de que seu filme saiu um ano depois de eu ter nascido rs.
 
Eu adoro assistir Batman (1989), principalmente porque o primeiro filme da franquia dirigido por Tim Burton trazia a visão sombria do diretor que se encaixava perfeitamente no perfil do herói. 
Quando eu penso nos filmes antigos do Batman só consigo pensar em Michael Keaton e Jack Nicholson.  Para época não consigo pensar em atores melhores para Bruce Wayne e para o Coringa, um dos melhores vilões já criados. Psicótico e enigmático seriam as melhores palavras para descrever esse personagem, e Jack possuía o “sorriso” pra isso.

 Michael Keaton em Batman (1989)

 Jack Nicholson como O Coringa em Batman (1989)

Anos depois em 1992, Burton nos deu Batman: O Retorno, que nos trazia Danny DeVito como o Pingüim e Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato. E uma coisa eu digo, depois de Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato, Halle Berry pareceu ridícula inferior rs.
 
Personagens fortes envoltos no cenário sombrio de Gotham City, por mim na época podia ter parado por aí. Mas como nada é perfeito.

 Michelle Pfeiffer como a Mulher Gato e Danny De Vito como o Pinguim em Batman: O Retorno
 
Em 1995 veio Batman: Eternamente que trocava Michael Keaton no papel de Bruce Wayne por Val Kilmer. Particularmente eu gosto do Val, mas alguém teve a brilhante idéia de introduzir o Robin na história.  O filme contava com um elenco fantástico, com Tommy Lee Jones como Duas Caras e Jim Carrey como Charada, além de Nicole Kidman e Chris O'Donnell. E uma trilha sonora imortal contando com a música de Seal com Kiss from a Rose, lembram? Com toda essa mescla a franquia balançou, mas não caiu.

Val Kilmer em Batman: Eternamente

 Seal: Kiss from a Rose (Batman: Eternamente)
 
Entretanto em 1997, mandaram o Cavaleiros das Trevas a parada gay e surgiu Batman & Robin e nem mesmo o elenco conseguiu segurar a cagada o problema que viria a seguir. Roupas de borracha com acessórios demais, personagens fracos e história pouco interessante, não levaram o Batman a continuar na história do cinema. Tínhamos um super vilão como Bane sendo ajudante da Hera Venenosa (Uma Thurman), escondido nos bastidores e Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger), que despensa comentários. George Clooney assumia o papel do Batman, Chris O'Donnell voltava como Robin e para nossa surpresa além de três vilões havia uma terceira ajudante a Batgirl Alicia Silverstone. Acredito que quando vi essa combinação só uma palavra me passou a mente... MEDO. E como era de se esperar a merda atingiu o ventilador, não deu muito certo.

Uma Thurman como Hera Venenosa em Batman & Robin
 
A franquia ficou abandonada por anos. E um tempo depois os filmes de super-heróis voltaram à ativa. Tínhamos o Homem Aranha no cinema fazendo sucesso e então alguém resolveu desenterrar o nosso Cavaleiro das Trevas e lhe devolver seu orgulho, e esse homem foi Christopher Nolan.

 
Trabalhando no projeto desde 2003, Nolan trabalhou em um lado mais realista e sombrio do Batman, e resolveu começar do zero.

 
Em 2005 veio Batman: O início, que acertou perfeitamente na história de Bruce Wayne. Roupas, acessórios, veículos e um lado mais humano, fizeram de “O início” apenas o começo para algo muito maior. Christian Bale deu outra vida ao personagem. Sem exageros, o filme exaltou a essência na quantia certa.


 Batman: O Início
 
Mas pra mim ele se imortalizou em 2008. O título... Batman: O Cavaleiro das Trevas. Ao ver os primeiros minutos de Heath Ledger como Coringa, nossa, não sei nem como expressar. Eu acho que arrepiada seria pouco. Ledger estava mais do que brilhante, ele incorporou o personagem de tal forma que ele se tornou o Coringa. E toda a mistura da história e o quebra cabeça da trama, era fantástico, quando você achava que sabia o que ia acontecer, tudo se transformava e se completava em outra peça. O filme foi uma combinação perfeita de história e personagens, resultando em oito indicações ao Oscar. Era isso... O Cavaleiro das Trevas.


 Heath Ledger como O Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas
 
E em 2012 Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Este filme é um tanto quanto misterioso pra mim. Temos Anne Hathaway como a Mulher Gato o que me gera certo medo, um papel misterioso de Joseph Gordon-Levitt e Tom Hardy como o vilão Bane.

 
Gosto de Tom Hardy, já vi alguns filmes com ele e ele me parece intrigante como Bane. E estou muito curiosa com o papel que Joseph Gordon-Levitt, que é um dos atores que vem ganhando muito destaque atualmente e seu trabalho pra mim é muito bom.


 Tom Hardy como Bane em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
 
Esse mistério em torno do filme alimenta ainda mais o meu desejo pelo Cavaleiro das Trevas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário